Pesca do Robalo movimenta o esporte e o turismo de Ilhéus

Evento é promovido pelo Instituto Rei do Mangue
JBO/Maurício Maron

Mais uma atividade entra no calendário esportivo de Ilhéus, movimentando também a atividade turística. Conforme informa o titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Seap), Sebastião Vivas, o Campeonato Baiano de Pesca de Robalo, promovido pelo Instituo Rei do Mangue, com o apoio Seap, que ocorreu entre os meses de outubro e novembro na região já está confirmado para o próximo ano e como atividade periódica.

O evento tem o objetivo de incentivar a preservação dos robalos no Estado,  mostrar a importância de manter a espécie viva para pesca esportiva bem como os avanços que a atividade pode gerar para o turismo local, além da divulgação dos potenciais turísticos e atrativos da Pesca Esportiva na Bahia. O campeonato também tem o objetivo de promover lazer e a confraternização entre os amantes da pesca esportiva e desenvolver as atividades náuticas com observação das leis de Marinha e atitudes de conservação ambiental.

Segundo Vivas, a primeira edição do evento reunião 20 barcos competidores de todo o Estado. A primeira etapa da competição ocorreu em Itacaré (19/10) e a segunda etapa (final) em Ilhéus (15/11), na Praia do Cristo. A escolha das localidades deve-se às condições climáticas e ambientais que são apropriadas para a reprodução do robalo.  

Para o gestor, a realização do campeonato, que tem o apoio da será reestruturado para poder ampliar o numero de competidores e promover mais atividades relacionadas ao esporte. – Sabemos que durante o evento muita gente vem a Ilhéus e isso movimenta o setor hoteleiro, restaurantes, bares, então através do esporte estamos também contribuindo para o setor turístico – a firma Sebastião Vivas.